Abdução //Abduction
conjecturas espontâneas da razão instintiva// spontaneous conjectures of instinctive reasons.
//PT//
“Desaparição elocutória do eu ” S.Mallarmé
// ENG//
“Rhetorical disappearance of self” S.Mallarmé
Process( ) // Work in progress
materia-energía- informação em trânsito // matter-energy- information transiting.
// PT//
Finicius Kolossoi é o “individuo que adquire um verdadeiro nome próprio como consequência do mais severo exercício de despersonalização, quando se abre às multiplicidades que o atravessam de parte a parte, as intensidades que o percorrem.”
É um heterônimo coletivo que deriva em parte do título da tradução do romance-poesia Finnengans Wake de James Joyce, feita pelas poetas Haroldo e Augusto de Campos: Finicius Revém.
“ O titulo do romance-poema pode ser traduzido livremente por Finicius Revém, incluindo a ideia de fim e de inicio, de velório ou vigilia, também de um novo despertar( …) ”
Kolossois eram figura de substituição, feitas em pedra. Kolossoi não eram imagens, não eram vistos como imagens ou representações mas como duplos usados para evocar o ausente.
Film / /
Espaço, Tempo, Movimento Real //Space, Time, Real Movement
Frames KOLOSSOI OI
// Pt //
Yacantê, Jacanté: lingua-viagem de F.Kolossoi. Filme-consciência, banco de dados, memória-fluxo.
// Eng//
Yacantê, Jacanté, F.Kolossoi’s language. Consciousness-film, database, memory-flux.
Filmmakers: João Lucas, Lucas Maia, Moema Pascoini, Pedro Andrade, Ж Images/Camera: F.Kolossoi Lettering Design: Carla Lombardo Sound Track: Pierre Shaeffer Language Yacante: João Lucas Graphic Design: .txt textodecinema.com Cameras: Minolta Super-8, Bolex 16mm
Exibições // Screenings (link)