Colagem de corpos-exquisitos

Colagem de corpos-exquisitos com Ж

Comissionada pelo Pontos MIS_ Museu da Imagem e do Som-São Paulo. Contexto do confinamento social em decorrencia da pandemia de Corona Virus (COVID-19)

 

A ideia da brincadeira é criar um ser imaginário a partir de um exercício de colagem. Tomando emprestado elementos pré- existentes, fotos antigas, revistas, desenhos e nossa imaginação criaremos um ser, bicho ou monstro que cruze, misture e brinque com as ideias de gêneros, familias, cores e fronteiras. Nessa nossa brincadeira o bicho já não é homem ou mulher, animal ou humano, planta ou bicho, ele é o que quisermos!

No final do atividade a proposta é que consigamos dar um nome para nosso ser,para nosso monstro recém criado.


Onde ele vive? Como ele dorme? O que ele gosta de comer?


O nome do nosso ser imaginário serve como um resumo da sua identidade/existência e nos ajuda a pensar em como ele se formou e como ele se relaciona com os demais seres e com a vidano planeta terra.

Objetivo

 

Refletir com a prática artística, sobre a capacidade de pensar ideias complexas com meios extremamente simples. A percepção da integração dos seres vivos do sistema terra, da interpenetração entre os seres e da existência e desenvovimento simpoético (fazer com, fazer junto) da vida, exercitada com colagens simples.

Materiais

Tesoura sem ponta, cola, revistas, jornais, lapis, canetas e papéis coloridos