Film Programs // Programas

// NOSSFERA + (2017) //

NOOSFERA + pretende ser um espaço de tensionamento da esfera pública num contexto da vida capital e extrema mediatização dos processos de comunicação. O cinema como um espaço mas também como um contraespaço. Arena para programas de programadores anunciando o fim dos especialismos e travas todas. Agregados-programas como um levante!

Programar programas, programadores, não só aparelhos.                           Somos todos grupelhos(?) (F.Guatarri)
¡Ah! descolonização dos curriculos!
Tekoha!
Desprogramar as cinefilias e viver a arquitetura da tela-filme além do semi-circulo… espaço outro.

Parlamento dos corpos….

A atividade ocorre por meio de convites para que diferentes pessoas- ativas, gente viva! – façam programas- que ocupem por uma noite o cinema da Matilha Cultural.

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Nomes +

– Attraktor Zeros (Pedro Paulo Rocha)- Artista transmídia e cineasta trabalha com multilplas linguagens e formatos, criando multiplataformas de conexão entre o espaço real e o virtual/ o corpo, a cidade e a tela.

-coletivA ocupação + Martha Kiss Perrone- A ColetivA Ocupação é um encontro entre diferentes corpos que se conheceram durante as ocupações de 2015, 2016 : secundaristas, estudantes, atores, dançarinos e performers.

– Martha Kiss Perrone é atriz e diretora de teatro.
Dirigiu a performance ” Só me convidem para uma revolução onde eu possa dançar” com secundaristas que ocuparam suas escolas,que se apresentou na MIT – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Trabalhou como colaboradora de roteiro e diretora de arte nos filmes Elena e Olmo e a Gaivota de Petra Costa.

–Iulik Lomba de Farias- cineasta e educador em comunidades indígenas guaranis, terenas e outras. Filmou ”O Veneno da Piraúna” com Sérgio Santeiro e ”O Cavaleiro Elyseu”.

– Isam Ahmed Issa- palestino radicado no Brasil é poeta e ator.Atuou no filme “Era o Hotel Cambridge” de Elliane Caffé.

– Elaine Bortolanza, representando a Daspu- Criada em 2005 para dar visibilidade para o movimento e sustentabilidade às ações da organização Da vida, fundada na década de 90. Na junção da arte com o ativismo. Daspu é uma provocação para que possamos cavar espaços e criar territórios de existência a todos que exercem o trabalho sexual, revelando assim as conexões da prostituição na relação com o outro, com o espaço público, a arquitetura social, política e afetiva da cidade.


// Dobra International Experimental Film Festival  (2016) //

Panorama  _ _ f i n _ _ _

                  04.09.16. Cinemateca Rio de Janeiro, Brasil

Filmes

Kapital” – Issac Julien. 31′

Schismes” – yann beauvais. 9 ‘

“I Live in Fear- Record of a Living Being After March 11” – Nina Fischer / Maroan el Sani. 30′

“ES – Estado Evangélico “ – Alice Dalgalarrondo/ Antonia Cattan. 25′

Retrato de Karl Marx como um Jovem Deus” – Gernot Wieland. 1′                                

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               Panorama  _ _ f i n _ _ _

Texto  catálogo-  II Dobra Festival Internacional Cinema Experimental

O real tomado como processo material, dinâmico e não linear se dá por agenciamentos de estruturas com consistências singulares.

Matéria-energía-informação em fluxo.

Rochas, ventos, germes, palavras (filmes?) seriam vias diversas de um fluxo único da matéria energia que expressa a si mesma. (M.Delanda).

No passo bio/geo/socio/lógico desse mundo o metal- material da acumulação originária – ente desse complexo sistema terra operou como um atrator estabilizando fluxos, dando base material para relações e equivalências entre entes dissemelhantes: o dinheiro. Operação intensificada, transformada num complexo fluxo totalizante, variável e abstrato: o capital.

O sistema-terra saturado, seus corpos exaustos e desejantes indicam um limite, apontam o dedo – Polegarzinha? (M.Serres) – para uma mudança crítica em curso/fluxo – antipolítica? – uma bifurcação.

Os corpos – materiais estáveis desse complexo sistema- de ordem finita (tempo de vida, de sono, capacidade de concentração e cognição) se vêem expostos/atravessados por elementos de tendência infinita: valor.

A abstração responsável pela produção do valor no sistema (semio)capitalista se radicaliza ao perder completamente sua base material.

Nela se ignora a corporalidade do trabalhador, bem como a qualidade e a utilidade do objeto resultante do trabalho. O modo de produção contemporâneo do capitalismo se instaura portanto na dimensão imaterial no qual todo ato de transformação pode ser substituído por informação e o processo de trabalho se realiza através da recombinação de signos”.

O programa proposto: _ _f i n _ _ _ é parte de uma pesquisa-prática em curso.

Ele propõe dar visibilidade as consistências, as formas de viver, de se alienar e de resistir no (semio)capitalismo. Convida a todos a entrar num jogo de forca – violento e infantil- em que independente do resultado estamos todos – terranos e mundanos – implicados.

_ _ f i n _ _ _ opera como um exclamação, reminiscência ou ritornelo para um diálogo chave trazido por Waman Puma de Ayala no “El Primer nueva coronica y buen gobierno (1612-1615)”.

Nele um índio (Wayna Qhapaq) pergunta a um “branco” (Candia) – nesse caso um espanhol – mas que podria ser qualquer inimigo (não indio)- ou qualquer um do “nosso” povo da mercadoria (D.Kopenawa):

-Wayna Qhapaq: ¿kay quritachu mikhunki? (Comes esse ouro?)

– Candia: Esse ouro comemos.

Catálogo // Catalog

http://www.festivaldobra.com.br/2016/wp-content/uploads/2016/09/Cat%C3%A1logo_DOBRA_2016.pdf

 


// Socio-enviromental Film Screening  /
// Mostra Socioambiental de filmes (2016) //

// ENG //

The Socio-enviromental film show happened in 2016, in northeast of Brazil. The aim of the showing was to generate thought on the relations between landscape, inner spaces, mankind and animality in the Anthropocene. Gathering films, a round table and an installation was focused in the development of thought and decolonized perspectives about the current degradation state in the whole socio-enviromental context in which the showing occurs, the Pernambuco state in Brazil.

The two programmes (Animal qualque(e)r & Cidade da Si/elva) articulate films from yann beauvais, Mike Hoolboom, Claudio Caldini, Duke and Battersby with women filmmakers like Cherry Kino, Juliana Dornelles, Rai Sacramento, Renata Claus and  a site-specif instalation by Carla Lombardo,  in order to create interconnections between gender, sexuality, nature and cultural dimensions.

// PT //

A Mostra Socioambiental de Filmes se dedicou a gerar pensamento sobre as relações entre paisagem, espaço interior, humanidade e animalidade no Antropoceno. Agregando filmes, uma mesa-redonda e uma instalação a proposta foi desenvolver idéias e perspectivas descolonizais sobre a estado corrente de degradação completa no contexto socioambiental no qual a Mostra ocorre, Pernambuco-Brasil.

Os dois programas (Animal qualque(e)r e Cidade da Si/elva) articulam trabalhos de yann beauvais, Mike Hoolboom, Claudio Caldini, Duke and Battersby, com cineastas mulheres como Cherry Kino, Juliana Dorneles, Rai Sacramento, Renata Claus e uma instalação de Carla Lombardo a fim de criar interconexões entre as dimensões do gênero, sexualidade, natureza e cultura.


2º cartaz pag web


// Film Program for Imagem-Pensamento in Bcúbico, Brazil / Programa de filmes para Imagem-Pensamento em Bcúbico, Brasil (2015) //

Programers / Programadores  – yann beauvais + Ж

// Reminicences to a Journey to Lithuania // Jonas Mekas, 1972, 82′ (legendado em português)

// Imitations of Life, Mike Hoolboom, 2003, 21′ + Nostalgia, Hollis Frampton, 1976, 36′ ( legendado em português)

// Programa Peter Rose //

Secondary Currents, 1982, 17′ (legendado em português) + Metalogue, 1996, 3′ + Odysseus in Ithaca, 2006, 5’20 + Solaristics, 2013, 10′ + Studies in Transfalumination, 2008, 5′

// Reassemblage // Trinh Minh-ha, 1982, 40′ (legendado em português)

// De la servitude moderne // Da Servidão Moderna //Jean François Brient, 2013, 52′ (legendado em português)

// Pink Narcissus// James Bidgood, 1971, 65′

// Line Describing a Cone, Anthony Mc Call, 1972, 30′ + Conical Intersect, Gordon Matta Clark, 1975, 18’40 //

// The Deadman Peggy Ahwesh & Keith Sanborn, 1989, 36′ (legendado em português )

// Nikita Kino, Vivian Ostrovsky, 2002, 41′ (legendado em português)//

// Curtas  Jonas Mekas //

Travel Song, 1967-81, 25’, The Song of Assissi, 1967, The Song of Avila, 1967, The Song of Moscow, 1970, The Song of Stockholm, 1980, The Song of Italy, 1967

Posters

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