abdução / abduction
conjecturas espontâneas da razão instintiva // spontaneous conjectures of instinctive reasons.
//PT//
Panteros. Uma chacina em Osasco. Imagens de arquivo. Memórias da infância de Décio Pignatári.
// ENG//
Panteros (book). Massacre in Osasco (Brazilian city). Found footage. Decio Pignatari’s childhood memories.
video-espaço / videospace
ACASO OSASCO // Casa das Rosas, São Paulo, Brazil (photo: Camila Picolo)
Warning: This film contains violent images that may be disturbing to some viewers. This film is currently only available with a password. Please write to kkinema@protonmail.com to request access.
Atenção: Esse filme contém imagens violentas que podem molestar algumas pessoas. Esse filme está disponível somente com senha. Por favor, escreva para kkinema@protonmail.com caso interesse vê-lo.
// PT //
Filme comissionado para mostra PC EXPERIENCE, Casa das Rosas em homenagem aos 60 anos da poesia concreta. Pós-brasil, pós-décio. A geleia geral não engoliu o teu Osasco. 13 de agosto de 2015, 18 mortos, 15 em Osasco. Chacina. Décio Pignatari: “porque eu quero um meta brasil”.
A peça ACASO OSASCO re-imagina o carrossel fílmico como um módulo do pensamento do poeta Décio Pignatari. A memória da juventude na osasco dos anos 40 é a memória do cinema. Casablanca, Roma, Bogart, Ingrid, Karloff. Panteros.
O filme se constrói atualizando o arquivo dessa memória do cinema popular do imediato pós-guerra, com a imagem televisiva de uma chacina ocorrida na cidade no ano de 2015. O dispositivo fílmico como espaço da memória, passado, presente e futuro.
DP: “aí é que é o problema cultural, a conquista da liberdade, nós ainda não conquistamos as liberdades burguesas”. ACASO OSASCO trata de reprogramar a signatura de Pignatari não apenas como a do poeta-inventor da poesia concreta, mas como a de um pensador fundante para a cultura brasileira pós-2016.
_______
Film-design: Diego Arvate & Ж
Comissionado para PC EXPERIENCE na Casa das Rosas, São Paulo.