Cinema Artesanal // Hand made cinema

// Apresentação //

No atual escasseamento do acesso ao material fílmico e de fechamento de importantes laboratórios, o conhecimento e o controle sobre processos fílmicos por parte de artistas e cineastas se tornam fundamentais. Diante de um cenário de onipresença do digital, apropriar-se dos processos de filmagem e revelação em analógico é buscar subsídios para refletir sobre a história da arte e das técnicas, gerando autonomia e estimulando outras formas de criação com a imagem em movimento. Como afirmou Arlindo Machado (2000), “se cada meio tem sua forma e seu espectro”, o pensamento sendo também matéria-energia emergeria da relação com as diferentes materialidades.
A proposta do curso ” Cinema Artesanal” é desenvolver uma modulação do pensamento- cinema fazendo uso de recursos simples como filmagem, montagem em câmera, intervenção na película e revelação artesanal. Encontros teórico-práticos em torno da feitura e revelação artesanal de filmes super-8mm servirão como base para os exercícios práticos de revelação e filmagem.

 

Após imersão a histórica e conceitual, os oficineiros se dedicarão à criação de um filme. Cada participante receberá um cartucho em Super 8 (P&B, aproximadamente 3 minutos de duração) para realização de um curta em tomada única (filme rodado e editado no gatilho da câmera) tendo todo o suporte técnico e operacional oferecido pelos tutores Lila Foster e Ж. Os filmes produzidos serão revelados no laboratório usando procedimentos não tóxicos (cerveja, café, vitamina C), uma imersão que garantirá um conhecimento básico sobre processos de revelação artesanal.

 

// Material incluso //

01 Rolo Super 8

01 Apostila com textos complementares

Câmera para filmagem

Moviolas e projetores para visionamento

Materiais para revelação, tanques e acessórios