film(s)-emoji

ABDUÇÃO// ABDUCTION

conjecturas espontâneas da razão instintiva / spontaneous conjectures of instinctive reasons

“A atividade semiótica tradicionalmente orientada a produção de sentido devém parte do ciclo de produção de valor. Produzir significado já não é a finalidade da linguagem”

Franco “Bifo” Berardi


PROCESS ( ) // WORK IN PROGRESS

Materia-energía- informação em trânsito/ Matter-energy- information transiting

Os Film-Emoji (em processo) partem da apropriação da visualidade de emojis diversos de plataformas de comunicação de mensagens eletrônicas instantâneas (whatsapp, telegram, etc). As figuras sacadas de contexto e recombinadas, por vezes num fluxo «meta-narrativo» (uma narrativa de ações-sensações) em outros não, são posicionadas digitalmente num software de composição digital. Logo, são impressas com impressora à laser nas tiras de 16mm transparentes (base do filme, sem emulsão).

Film-emoji (foi sem querer, querendo), 2019

Pensados para elaborar e dispor de maneira rápida sensações, reações e percepções, os emojis quando vistos de modo crítico podem ser definidos como intermediários entre palavras e imagens, que se propõem a servir como atalho às mesmas, e criar uma experiência (significativa) de sentido. Operados pela/na teia semiocapitalista no entanto, os emojis passam a funcionar como uma espécie de operador de valor, como moeda ou código das operações no intercâmbio de fluxos libidinais. Mais do que produzir sentido, os emojis aparentam esvaziá-lo e barrar o desejo, ao universalizar através de simplificações, a complexidade da subjetividade, das sensações e das respostas. É com a suspensão desse fluxo e a tradução do mesmo para um suporte analógico e mudo que o trabalho procura repropor sua dinâmica, interpelar seu ritmo e se apropriar de suas formas.


FILM/ /

Espaço, Tempo, Movimento Real // Space, Time, Real Movement

Filme emoji quase-gif: faz o R, faz o coração 

homenagem a artista Rochelle Costi, falecida em 2022, num acidente em São Paulo

Filme emoji quase-gif: faz o R, faz o coração, 2023

A .txt (Carla Lombardo & Ж) fez o trabalho atendendo à chamada aberta por trabalhos na forma de coração feita pelo Solar do Abacaxis em parceria com a Casa do Povo e o Centro Cultural Mario Quintana.

Filme emoji quase-gif: faz o R, faz o coração (versão gif), 2023